
Foram convidados a participar do Encontro do Bem expoentes nacionais e internacionais das mais variadas áreas do conhecimento humano. Em comum, eles têm a compreensão de que as partes do ser humano são interdependentes e se potencializam. São eles:
Bert Parlee
Canadense, Bert Parlee é cientista político e doutor em psicologia formado pelo California Institute of Integral Studies. Ele já foi Chief of Staff do Integral Institute de Ken Wilber no Colorado, onde continua ministrando cursos e oficinas sobre desenvolvimento humano integral. Bert também é especialista em Spiral Dynamics, tendo liderado cursos e seminários sobre este modelo de desenvolvimento humano juntamente com Don Beck, o seu criador. Um renomado personal-life e executive coach, Bert é sócio do Integral Development Associates, de Seattle, onde ministra oficinas de liderança e gestão para executivos e CEO’s de todo o mundo. Para mais informações sobre Bert, acesse www.integralcoach.com.
Carla Rocha
Carla é diplomada como professora de Tai Chi Chuan pela Secretaria de Esportes da República Popular da China. Formou-se em massoterapia chinesa pelo Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan em 1991. Em seguida, formou-se no estilo Yang de Tai Chi Chuan, Pa Kua Chang e Hsing-I Chuan (escola interna chinesa) com o professor Márcio Lacerda. Especializou-se no Instituto de Wu Shu (Beijin). Juntamente com Márcio Lacerda, é representante do estilo Yang de Tai Chi Chuan no Rio de Janeiro, do Grão Mestre Yang Zhen Duo e Mestre Yang Jun.
Márcio Lacerda
Márcio é professor de Tai Chi Chuan desde 1979. Iniciou a prática em 1972 com o Mestre Hu Hsin Chan, no Rio de Janeiro. Em 1981 fundou o Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan e formou-se em quiropraxia pela Sociedade Argentina de Acupuntura. Em seguida, especializou-se no China International Acupunture Training Center (Acupuntura e Massagem Terapêutica), em Beijing. Aprofundou-se em Tai Chi Chuan na China com diversos mestres, entre eles Zhang Hua Sem, Wang Shu Sheng, e Liu Shu Hang. Para mais informações sobre Carla e Márcio, acesse www.taichichuanbrasil.com.br.
Deborah Weinberg
Deborah Weinberg iniciou suas práticas de Iyengar Yoga em 1990. Estudou com o professor Manouso Manos, de quem foi assistente por 3 anos. Em 1995, formou-se pelo renomado Iyengar Yoga Institute of San Francisco, tornando-se a primeira professora brasileira certificada de Iyengar Yoga. Foi a Índia estudar com os Iyengars pela primeira vez em 1996 e continua aprofundando suas práticas em visitas regulares aos mestres. Suas aulas estimulam a correção postural, a interiorização e a auto-consciência, dentro do estilo preciso e vigoroso de Iyengar.
El Niño
A banda nasceu do encontro de dois amantes da música e do surfe. Chris Oyens, multi-instrumentista e produtor musical tarimbado, que já tocou com Cazuza, Lulu Santos, Marina e Zélia Duncan, e Flávio “Teco” Padaratz, um dos embaixadores do surfe no país, bicampeão Mundial do WQS, e que também é baterista e compositor. O resultado desta união está registrado no CD de estréia da banda, cuja fonte de inspiração é a natureza. El Niño foi criado com intuito de transmitir, por meio da música, mensagens de paz, amor, compreensão e saúde – elementos básicos na vida de qualquer um. Para mais informações sobre El Niño, acesse www.myspace.com/elninooficial.
Edmundo Barbosa
Edmundo é psicoterapeuta com pós-graduação pelo California Institute of Integral Studies. Especializado em trabalho corporal neo-reichiano e estudioso da ecopsicologia – o reconhecimento de que o equilíbrio interno e externo do ser humano está diretamente relacionado ao meio-ambiente no qual está inserido. Já ministrou oficinas no Esalen Institute, além de dar cursos e palestras sobre empreendedorismo social e preservação do meio ambiente. Há quinze anos fundou a Associação Gaia Revida, onde dirige grupos de apoio emocional a pacientes com câncer.
Claudia Massa Regina
Claudia Massa Regina é pedagoga e psicoterapeuta com especialização em arteterapia, terapia crano-sacro e medicina ayurvêdica. Claudia tem 15 anos de prática com abordagens psicoterapêuticas baseadas no trabalho de Wilhelm Reich. Já deu cursos na Chile, EUA e Europa. Juntamente com Edmundo Barbosa, é co-fundadora e coordenadora do Instituto Gaia Revida, centro de apoio emocional a pacientes com câncer, e de desenvolvimento humano de modo geral. Para mais informações sobre a Associação Gaia Revida, acesse www.gaiarevida.org.
Kaká Werá
Índio de origem tapuia, escritor, ambientalista, conferencista e terapeuta social. Kaká Werá Jecupé é fundador e presidente do Instituto Arapoty, organização voltada para a difusão dos valores sagrados e éticos da cultura indígena. É membro do colégio Internacional dos Terapeutas (CIT), empreendedor social da rede Ashoka, e conselheiro da Bovespa Social&Ambiental. Desde 1998, leciona na Fundação Peirópolis e na UNIPAZ. Já viajou e palestrou em diversos países, entre eles Inglaterra, Estados Unidos, Israel, Índia, Escócia, México e França, sempre procurando levar mensagens da sabedoria dos povos ancestrais do Brasil. Para mais informações sobre o Instituto Arapoty, acesse www.arapoty.org.
Lama Rigdzin
Lama Rigdzin estudou com S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche desde 1992, primeiramente no Rigdzin Ling, California, e, desde 1995, no Brasil. Suas habilidades em construção e artesanato foram extremamente valiosas durante a construção do templo no Khadro Ling. Ele também serviu como chöpon (mestre de altar), umze (mestre em entoar), dançarino de dança dos lamas, e como tradutor do Rinpoche. Líder e professor nato, suas qualidades foram oficialmente reconhecidas por Rinpoche em uma ordenação como lama em 2002.
Lama Yeshe
Lama Yeshe estudou com S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche desde 1990. Serviu como tradutora de Rinpoche e Chagdud Khadro, e como negociadora na compra de materiais para o templo no Khadro Ling. Também se tornou uma excelente dançarina das tradicionais danças sagradas do Budismo Vajraiana. Ordenada em 2002, a pedido de Rinpoche ela interrompeu um prolongado retiro pessoal para servir, junto com seu marido, Lama Rigdzin, como lama residente no Chagdud Dordje Ling em Curitiba, Paraná. Para mais informações sobre o trabalho de Lama Rigdzin e Lama Yeshe, acesse www.dordjeling.org.
Marco Schultz
Peregrino do autoconhecimento, professor de yoga e meditação, Marco viaja pelo Brasil ministrando cursos, retiros e formações, além de satsangs - encontros dedicados a vivência de mantras e cantos devocionais. Viveu dez anos no exterior estudando diferentes formas de exercício corpo-mente, desenvolvimento pessoal e espiritual. Hoje seu trabalho conquistou uma identidade própria, culminando com a criação do Simplesmente Yoga, programa de autoconhecimento e aprofundamento na vivência do Yoga, do Bhakti e do Dharma. Para mais informações sobre Marco Schultz, acesse www.simplesmenteyoga.com.br.
Marcos Rojo
Autor dos livros “O Que é Yoga” e “Estudos Sobre o Yoga”, Marcos formou-se em yoga pela escola de Kaivalyadhama (India) em 1980. É professor de yoga da USP desde 1982, coordenador do curso de pós-graduação em yoga na UniFMU desde 1996, e atual professor de yoga da Associação Palas Athena. Formado em educação física pela USP, Marcos é doutor em ciências do yoga pela Universidade de Washington, e mestre em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP.
Maria Iginia Sanches
Maria Iginia Sanches é coordenadora da Unidade Pedagógica de Nazaré Uniluz, responsável pela efetivação e supervisão dos cursos “lato sensu”. É formada em pedagogia (PUC/Campinas), Mestre em Educação (PUC/SP), pós-graduada em Psico-Pedagogia (EPSIBA/Buenos Aires), Psicologia Clínica (Faculdade Paulistana/SP), e pós-graduada em Psicoterapia Analítica de Grupo (ABPAG/SP). Para mais informações sobre Nazaré Uniluz, acesse www.nazareuniluz.org.br.
Renata Ramos
Renata Ramos é focalizadora de Danças Circulares Sagradas desde 1993, membro fundador do CETRANS (Centro de Estudos Transdisciplinares), e representante no Brasil da Comunidade de Findhorn (Escócia). É a organizadora e co-autora do livro “Danças Circulares Sagradas – uma Proposta de Educação e Cura”, e a organizadora do livro escrito por Anna Barton (inglesa residente na Comunidade de Findhorn, Escócia) “Danças Circulares – Dançando o Caminho Sagrado”, ambos publicados pela editora TRIOM.
Renato Braz
Cantor. Violonista. Percussionista. Começou a carreira se apresentando na noite. Não demorou muito para ser descoberto por músicos como Dori Caymmi, que o consideram dono de uma das vozes mais belas da nova geração de intérpretes da MPB. Já lançou cinco CD’s, e foi vencedor do Prêmio Visa de melhor intérprete em 2001. É constantemente convidado a participar de shows de grandes nomes da MPB como Luiz Melodia e Ney Matogrosso, além de festivais internacionais. Renato também é reconhecido pela sofisticação de seu repertório, repleto de preciosidades de um cancioneiro brasileiro que, sem virar as costas para a cidade, valoriza as riquezas do interior.
Sukie Miller
Americana, Sukie Miller é psicoterapeuta com doutorado pelo California Institute of Integral Studies. Já foi diretora do Esalen Institute, na California. Especializou-se no atendimento a pacientes com doenças crônicas e terminais. Autora de livros como “Afterdeath: Mapping the Journey”, e “Quando Uma Criança Morre”, foi uma das primeiras pesquisadoras a estudar multiculturalmente as características e implicações psicológicas da crença na vida após a morte. Conduz palestras e oficinas sobre temas diversos como comunicação, liderança, psicossíntese, psicologia comportamental, e medicina humanística.